No dia de ontem, 28 de novembro, recebemos a visita do irmão Celso, religioso católico, da comunidade de São Miguel das Missões e que faz parte dos Jesuítas, aquela congregação que fez parte ativa na fundação das reduções jesuíticas aqui nas Missões brasileiras, localizadas no extremo sul do país.
Todas as segundas feiras, o LOJ tem sua life, que acontece a partir das 18h20min em uma de suas páginas no facebook – Guia LOJ -, mas que por motivos dos filtros que ao que sabemos tem sido impostos às plataformas na internet, tem vindo em prejuízo de muitos. Daí que, com a participação a nosso convite do Irmão João Celso Schinaider, a life foi e ficou gravada em nossa outra página – Liberdade – O Jornal, também no facebook e onde todos podem acessar.
O dano causado, aparentemente pelas plataformas que reduzem o número de visualizações e acessos até o ponto de excluírem suas páginas checou a levar as próprias a entrarem na Justiça contra as determinações de um certo tribunal pedindo o relaxamento de algumas imposições diante de suas necessidades de mercado e para a sobrevivência das mesmas e de milhares de emprego, bem como como fato principal, da necessidade de preservarmos a liberdade de expressão, já sujeita a Lei quando carregada de abusos.
Porém, por enquanto, a posição parece ser irredutível e o medo – sob certo aspecto – , se alastra e ninguém pode imaginar agora até quando.