A Associação dos Municípios das Missões – AMM
São Miguel das Missões, 11 de dezembro de 2024
Querida amiga, Isabel Cristina …
Pergunta n° 1
– Qual, na leitura da AMM, seriam as duas das principais preocupações da entidade (AMM) para destravar o desenvolvimento da região? E de que forma isso ajudaria neste imaginado processo?
Resposta nº 01: Bom dia, meu amigo Sartori, estamos aqui a teu convite respondendo algumas perguntas a respeito do trabalho da AMM. Quando se pergunta a respeito do trabalho da AMM, quais as principais preocupações da entidade …… Uma das grandes preocupações da AMM é a da infraestrutura regional, que se concretize os grandes projetos como a ponte internacional e que também e que todos os municípios possam ter acesso asfáltico de qualidade e que todos tenham uma infraestrutura necessária para seus moradores. A região tem trabalhado muito na busca de parcerias, tanto na parceria tanto com o governo estadual quanto federal, tanto que a gente observou nos últimos anos uma grande conquista de recursos que vieram para a região para processos relacionados a essas infraestruturas. Nós temos agora a licitação da ponte licitada para mês de março, que é uma luta de vários anos, de várias diretorias na AMM e que neste momento é uma grande esperança. E nós temos também os municípios, quase todos alinhando seus processos asfálticos. A região continua trabalhando neste processo de busca de recursos para o desenvolvimento regional, principalmente em outras áreas, que é a questão do Turismo. A nossa região detém o único património Cultural ao Sul do B …… as nossas ruínas de São Miguel e, o Turismo para nós é um importante mecanismo de geração de renda e emprego para nosso povo.
Então, o desenvolvimento desta área nos municípios está sendo uma grande preocupação e que também está sendo trabalhada pela AMM.
Pergunta n° 2
– A redução da população ativa de trabalho na grande maioria dos municípios que compõem a AMM preocupa pela oferta necessária. E, se sim, que medidas estão sendo tomadas para conter ou até reverter este quadro?
Resposta nº 02
Hoje, nós sabemos que quase todos os municípios estão trabalhando para incrementar os seus parques industriais. Nós temos muitos municípios, de pequenos e de grande porte aumentando o número de empresas e de empreendedores.
Quando se aumenta o número de empresas, se aumenta também a necessidade de trabalhadores. E nós temos sim uma deficiência principalmente nos municípios menores, que não é diferente dos maiores, mas os menores sentem mais esta dificuldade e o que está se buscando: através das universidades a criação de cursos, de oportunidades para cursar faculdades ou cursos técnicos para que a nossa população possa a se preparar para o mercado de trabalho e permanecer na nossa região.
Pergunta 03
– A AMM vem vendo este fenômeno – do envelhecimento crescente da população – como preocupante ou não? E, se sim, de que forma e porque isso daria tal indicativo?
Resposta nº 03
Na maioria dos nossos municípios nós temos uma população grande, de pessoas idosas.
Mas este envelhecimento da população não significa que nós estamos perdendo. Porque grande parte desta população que tem hoje mais de 50, 60 anos, que já está na terceira idade, ela está empreendendo, e também se vê, de uma forma, que os municípios estão se preparando para trabalhar cada vez mais com esta população.
Nós temos projetos muito importantes em todas as áreas acontecendo nos municípios e dentro das secretarias de Assistência Social ao idoso como, gabinete das primeiras damas que trabalham no esporte, na questão da vivência, saúde, quando na parte de manter os idosos ativos, para que se mantenham saudáveis, conviver com suas famílias, … Agora nós vamos ter a Casa Lar que é um espaço que o idoso poderá se manter durante o dia e a noite ir para casa. Isso já uma conquista e tem que se manter em todos os municípios. Porque as famílias. “idoso mundo tem que trabalhar” e, o momento que a família tenha o idoso em casa, precisa de alguém que cuide. Então temos vários cursos para cuidador de idosos e para não se tornar tão caro e que nem todos possam dispor destes recursos, estas Casa Lar são uma grande oportunidade e é importante que estes projetos possam acontecer nos outros municípios também. Nós tivemos agora a assinatura deste convênio com alguns municípios e também outros irão melhorar os seus locais de acolhimento ao idoso, com CRAS, melhorias onde acontecem as reuniões e encontros e que recebem recursos do governo do Estado.
Pergunta 04
– Quais são os maiores projetos alavancados ou apoiados pela AMM em andamento, o que os justifica no intuito de alavancar o desenvolvimento da região?
Resposta n° 04
Hoje, o maior projeto alavancado pela AMM é o da construção da ponte internacional em Porto Xavier.
Este projeto vem sendo falado e que é de suma importância para a região e vai nos ligar de forma mais rápida através da BR 392 a um outro país que é a Argentina. Facilitando a entrada e saída de grãos e produtos para nosso país e que nós já temos lá em São Borja. Mas a ponte em Porto Xavier é um projeto muito importante para a região.
Mas tem outros que também como os acessos asfálticos aos sítios históricos e que foram concluídos este ano – São Lourenço, São João Batista -, nós temos grandes projetos na área de Turismo, por exemplo, da projeção mapeada, para São Miguel e para Santo Ângelo e que são projetos que vão incrementar a produção turística nestes municípios. Nós temos também vários projetos de melhorias que ligam os municípios, facilitando o acesso entre eles… Então, a AMM está grande, muito grandiosa. A AMM hoje ela trabalha em várias frentes, tanto na infraestrutura, na saúde, educação… ela tem vários grupos de trabalho, também tem um grupo de planejamento, para orientação na parte de projetos para os municípios, porque precisa estar preparado esta parte de projetos quando se pensa em buscar recursos e também esta área de turismo e cultura. Hoje, nós tivemos 100% dos nossos municípios acessando os recursos federais. Das leis Paulo Gustavo e Audir Blanc. Estes recursos circularam nos municípios e foi uma oportunidade das pessoas que fazem cultura aumentarem de forma voluntária a incrementarem a sua renda. Então, o turismo, a cultura e todas as outras áreas e elas incrementam. Elas têm um trabalho integrado dentro da AMM. Além de que temos o trabalho do grupo das primeira damas onde elas fazem o trabalho junto as soberanas, as meninas que representam os municípios, também o projeto de prevenção ao uso de drogas, que é o projeto Missões pela Vida que é coordenado pelas primeiras damas dos municípios. Então são vários projetos que acontecem dentro da AMM e com a parceria dos 27 municípios que compõem a entidade.
Nota: das 11 perguntas enviadas, publicamos aqui as quatro primeiras. As demais serão apresentadas no próximo programa UMANOS, com Liberdade … do LOJ