Local de antiga fonte d’água, localizado na “estrada velha” na comunidade da Bairro Aller na antiga Estrada Velha, hoje esquina da Rua dos Pinheiros com a Avenida Angelo Dalla Picola – Santo Ângelo RS
Relatos oficiais relatam esta fonte como fatos importantes para a história regional
Texto extraído em parte da placa fixada no local, já de dificil leitura e adendos do Jornalista, João Antônio Sartori do Liberdade – O Jornal
-Fonte de água potável para os índios guaranís dos 7 Povos das Missões, mais utilizados pelo povo de São Miguel e, posteriormente, São João Bastista e a redução em Santo Ângelo.
-Caminho que deu forma a chamada “Estrada Velha” e que dava no vau para o passo pelo rio Ijuí ainda utilizada nos dias de hoje.
-Local de acampamento do Exército português comandado por Gomes Freire de Andrade antes de se fixar por 9 meses na redução de Santo ângelo Custódio, em 1756 após dar combate as maiores forças do Exército Guaraní e de ter praticamente dizimado as reduções dos 7 Povos.
-Ponto de campamento provisório de tropas revolucionárias e governistas nos conflitos armados de 1893 – 1923 – 1924 e 1925. De 1930 e 1932 como exemplo, o movimento da chamada Intentona Comunista, nascido aí em SantoÂngelo e, que fez a maior marcha a cavalo da história como movimento revolucionário. Este evento foi o que motivou a construção do monumento edificado na Av. Ipiranga projetado por um dos maiores arquitetos do Brqsil – Oscar Niemayer, amigo do Carlos Prestes, então comandante da Revolução.
Também na Revolução de 1930, em outro quando o Rio Grande do Sul, sob o comando de Getúlio Vargas desloca forças revulucionárias e destitui o governo federal se postando em seu lugar.
-Local de descanso e pouso dos tropeiros, peões, gaudérios e carreteiros, viajantes e familiares em trãnsito pela região.
-Ponto mais próximo e de melhor acesso ao vau do Rio Ijuí ou, chamado Passo do Rio Ijuí. Identificado por seu usuário na década de 1930 – 1940. Sr. Armindo Vanzin, atual proprietário deste local.